EQUIPE DO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE MARACANAÚ - NUTEM. Tecnologia do Blogger.

Professores, feliz 2015!


Professores do LIEM
Visitar este grupo

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O NUTEM participou do 1º ESLE / XXI SBIE - 2010


Carlos Bielschowsky
Secretário da SEED/MEC

O NUTEM PARTICIPOU DO SBIE 2010, REALIZADO EM JOÃO PESSOA-PB

O Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) tem como objetivo divulgar a produção científica nacional na área de Informática na Educação. Busca proporcionar um ambiente para a troca de experiências e ideias entre profissionais, estudantes e pesquisadores nacionais e estrangeiros que atuam em pesquisa científica e tecnológica nesta área e em áreas correlatas. É promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e em 2010 comemorou sua 21ª edição em João Pessoa, no período de 23 a 26 de Novembro, numa realização conjunta entre a Universidade Federal da Paraíba e a Universidade Federal de Pernambuco.

A solenidade de abertura do SBIE aconteceu na Estação Ciências e os outros dias foi no Hotel Tropical Tambaú.

Para a 21ª edição do SBIE, a organização trouxe uma novidade: a realização do I Encontro de Software Livre na Educação (I ESLE).

Trata-se de uma programação integrada aos demais trabalhos do evento, focada em palestras, painéis/mesas redondas e mini-cursos voltados para o software livre na e para a educação.

Espera-se, com essa iniciativa, além da ampliação do desenvolvimento e uso de software livre na educação, contribuir para uma maior integração entre as comunidades acadêmica e de software livre no país. Esta aproximação poderá estimular o desenvolvimento de pesquisas com uso efetivo de softwares livres, bem como a disponibilização de resultados de pesquisas materializados como softwares livres.

A proposta é envolver as comunidades que giram em torno de distribuições específicas para educação, softwares de apoio ao gerenciamento de instituições educacionais (como o I-Educar, por exemplo), softwares de apoio às metodologias de ensino (como EAD, por exemplo), ferramentas livres de apoio pedagógico (como para produção de vídeos-aula, tutoriais, etc.), softwares para educação com recursos de acessibilidade e tecnologias assistivas (para apoio a pessoas com deficiência), softwares de apoio ao ensino de disciplinas específicas (como Matemática, Física, Geografia, Robótica, etc.), entre outros, bem como apresentar experiências (cases) de utilização desses softwares e promover discussões sobre políticas de incentivo ao desenvolvimento e uso de software livre na educação.

Para maiores informações, acesse os links abaixo:

XXI SBIE (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação)

http://www.ccae.ufpb.br/sbie2010/


I ESLE (I Encontro de Software Livre na Educação)

http://esle.recife.pe.gov.br/apresentacao


Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Apostilas do Curso de Linux Básico

Formação dos professores em Informatica Educativa

  ©NUCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE MARACANAÚ - NUTEM - BACKUP - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo